História da Gestão da Qualidade, Gurus, Melhoria de Processos e Excelência Organizacional

A Gestão da Qualidade, enquanto método sistematizado, teve início nos anos 20 do século XX, e baseava-se em pressupostos relacionados com o controlo da qualidade na produção.

Estes conceitos foram desenvolvidos inicialmente no Japão, entre 1940 e 1950, pelos americanos Feigenbum, Juran e Deming, e foram mais tarde aplicados a diversos sectores de negócio. Actualmente, estas ferramentas, e outras entretanto criadas, estão ao serviço de grande parte das empresas que conhecemos.

Uma organização direccionada para a Qualidade Total, beneficia da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, que a assiste na obtenção de melhores resultados e a conduz a um futuro mais promissor e com maior grau de previsibilidade.

No centro do modelo de gestão da qualidade encontra-se a palavra Kaizen, de origem japonesa, que é traduzida pelo termo "melhoria contínua". Kaizen é uma forma de pensar inteligente, uma ferramenta de trabalho e de comportamento que se encontra focada na filosofia e nos valores de qualquer empresa que o utilize. Assim, a melhoria contínua das empresas deverá ser "vivida" ao invés de ser tolerada ou imposta, a qualquer nível. os objectivos da melhoria contínua de uma empresa deverão ser os seguintes:

  • Ser rentável, estável, sustentável e inovadora;
  • Eliminar perdas de tempo, dinheiro, materiais, recursos e produtividade;
  • Incrementar melhorias no sistema de gestão, processoas e actividade antes dos problemas surgirem, em vez de se apressar a corrigi-los, após terem ocorrido;
  • Criar uma empresa harmoniosa e dinâmica, onde cada colaborador particie e seja valorizado.

A utilzação destas ferramentas permite o desenvolvimento sustentado da empresa, num clima de satisfação por parte dos seus parceiros, nomeadamente clientes e fornecedores, mas também de funcionários da organização.

Contacte-nos e deixe-nos melhorar a história da sua empresa.

 

Procurar no site

By Pedro Franco © 2009 Todos os direitos reservados.