Sobre Pedro Franco 

Email: pf.consultor@gmail.com

Pedro Lucas Franco é um experienciado consultor e gestor da qualidade e segurança alimentar, com grande experiência na implementação de sistemas de gestão da qualidade e segurança alimentar (BPH, BPF, HACCP, ISO 9001, ISO 22000, BRC, IFS, etc.), na preparação de empresas para certificação, em auditorias, aconselhamento nutricional, formação e docência.

Em 1999 termina o bacharelato em Nutrição Humana e inicia a sua carreira profissional na área da Nutrição Clínica em várias clínicas, situação que é mantida até 2005 e retomada em 2008.

No início de 2000 ingressa nos quadros da Eurest Portugal, empresa líder na área do catering e restauração colectiva, com responsabilidades na gestão de ementas, qualidade e segurança alimentar. Aproveita o seu tempo livre para concluir vários cursos profissionais ligados à microbiologia, qualidade, segurança alimentar, gestão da qualidade e formação de formadores.

Em 2005 conclui a licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar e viaja para Londres, iniciando funções como Tecnologista Alimentar na Mars, onde desempenhou a função de Raw Materials Technologist (Tecnologista de Matérias-Primas), situação que lhe permitiu efectuar auditorias a várias empresas um pouco por toda a Europa, garantindo a qualidade e segurança de ingredientes importantes na produção de produtos conceituados (Mars, Bounty, Galaxy/Dove, Lion, M&Ms, Maltesers, Snickers, Twix, entre outros).

Posteriormente, aceita o desafio de preparar a empresa Shun Cheong Lung para a certificação na norma BRC (British Retail Consortium).

Após o sucesso da certificação, decide regressar a Portugal no final de 2007 e concluir o mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar, na área dos alimentos refrigerados e congelados prontos a consumir (cook-chill e cook-freeze). Ingressa nos quadros do Grupo Rolo como gestor da qualidade, com o objectivo preciso de preparar algumas das suas fábricas para a certificação no referencial IFS (International Food Standard), e estabelece-se paralelamente como consultor nas áreas de Nutrição, Qualidade e Segurança Alimentar.

Em 2008 é convidado para leccionar na cadeira Projectos em Indústrias Agro-Alimentares (Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar), no curso de Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, situação mantida até à 2011.

Desde 2008 tem sido convidado a participar como júri arguente em várias teses de mestrado sobre as temáticas HACCP, IFS e ISO 2200, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Em 2009 ingressa no Doutoramento em Qualidade Alimentar, na mesma universidade, onde investiga alguns compostos bioactivos, nomeadamente fenólicos, presentes em maçãs exóticas e tradicionais.

Em 2014 é convidado para leccionar 2 disciplinas ao curso de Ciências da Nutrição, na Universidade Atlântica.

 

Empresas preparadas para Certificação

  • Shung Cheong Lung, Reino Unido - BRC (Bristish Retail Consortium);
  • Grupo Rolo - Fábrica 2, Mafra - IFS (International Food Standard);
  • Grupo Rolo - Fábrica 4, Mafra - IFS (International Food Standard);
  • Externato Santa Catarina, Cruz Quebrada - ISO 22000:2005 (primeira instituição do género a ser certificada neste referencial em Portugal);
  • Externato Santa Catarina, Cruz Quebrada - ISO 9001:2008;
  • Sociedade Agrícola de Pias, Serpa - SO 9001:2008; ISO 22000:2005, IFS (v.6), BRC (v.6);

 

Outros trabalhos efectuados em empresas

  • Elaboração de planos HACCP;
  • Formação (Higiene e Segurança Alimentar, Boas Práticas de Fabrico, HACCP, Sistemas de Gestão e Ferramentas da Qualidade (nomeadamente a ISO 9001) e Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar (ISO 22000, IFS, BRC);
  • Auditorias técnicas e auditorias internas;
  • Pareceres técnicos para reestruturação e melhoramento do rendimento de linhas de produção;
  • Elaboração de ementas com informação nutricional.

 

Auditorias realizadas

  • HACCP: Portugal e Espanha;
  • ISO 9001, ISO 22000 e BRC: Portugal, Inglaterra, País de Gales, França, Holanda e Itália;
  • IFS: Portugal.

 

Trabalhos Científicos Publicados/Apresentados

  • Pedro Franco, Maxley Dias, Maria Gonçalves, Andreia Alves, Teresa Cordeiro, Benilde Mendes. (2012). Nutritional and functional characterisation of traditional apple varieties from Portugal. Trabalho apresentado no 11º Encontro de Química dos Alimentos, 16 a 19 de Setembro, 2012, Bragança.
  • Alexandra Campos, Margarida Gonçalves, Teresa Cordeiro, Pedro Franco, Andreia Alves, Benilde Mendes. (2012). Mineral composition and phenolic components of black and green teas from Azores Islands. Trabalho apresentado no 11º Encontro de Química dos Alimentos, 16 a 19 de Setembro, 2012, Bragança.
  • Alexandra Campos,  Pedro Franco, Teresa Cordeiro, Maria Gonçalves, & Benilde Mendes. (2012). Characterization of antioxidant activity and phenolic profile of Gorreana and Porto Formoso teas from the Azores Islands. Trabalho apresentado no 7º Encontro Nacional de Cromatografia, in 7º Encontro Nacional de Cromatografia, 9 a 11 de Janeiro, 2012, Porto
  • Pedro Franco, Margarida Gonçalves, Alexandra Campos & Benilde Mendes. (2011). Utilização de resíduos de processamento de maçãs como fonte de extractos antioxidantes. Actas do II Seminário Luso-Brasileiro de Ciências do Ambiente e Empresariais. INUAF-STUDIA, 13 a 15 de Outubro de 2011, Instituto Superior Dom Afonso III, Loulé. Artigo alojado em: http://encontros.inuaf-studia.pt/II%20Seminario/Resumos/files/Utilizacao%20de%20residuos.pdf.
  • Alexandra Campos, Margarida Gonçalves, Pedro Franco , Teresa Cordeiro & Benilde Mendes. (2011). Propriedades funcionais dos chás Goreana e Porto Formoso proveniente do Arquipélago dos Açores. Actas do II Seminário Luso-Brasileiro de Ciências do Ambiente e Empresariais. INUAF-STUDIA, 13 a 15 de Outubro de 2011, Instituto Superior Dom Afonso III, Loulé. Artigo alojado em: http://encontros.inuaf-studia.pt/II%20Seminario/Resumos/files/Propriedades%20funcionais%20.pdf.
  • Pedro Franco, Alexandra Campos, Maria Margarida Gonçalves, Paula Duarte & Benilde Mendes. (2011). Extractos bioactivos a partir de resíduos de alimentos funcionais: chá verde e maçãs. Poster (P-D-33) apresentado no COIFFA – Conferência Ibero-Americana de Faculdades de Farmácia, 22 e 23 Junho, 2011, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa;
  • Alexandra Campos, Pedro Franco, Maria Margarida Gonçalves, & Benilde Mendes. (2011). Gorreana: a green tea from Azores Islands. Poster (088) apresentado no X Congresso de Nutrição e Alimentação e no II Congresso Ibero-Americano de Nutrição, 12 e 13 Maio, 2011, Centro de Congressos de Lisboa.

 

Jurisdição

  • Membro do painel de júri (Arguente) da dissertação, para a obtenção do grau de Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar, intitulada “Implementação do Referencial IFS Alimentar numa Indústria de Produtos Pré-Confeccionados e Ultracongelados – Integração com a NP EN 9001:2008”, por Enderson Rodriguez, em 19/10/12, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).
  • Membro do painel de júri (Arguente) da dissertação, para a obtenção do grau de Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar, intitulada “Implementação de um Sistema de Gestão da Segurança Alimentar numa Empresa de Vinhos e Transformados Vegetais”, por Ana Maria de Oliveira, em 19/10/12, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).
  • Membro do painel de júri (Arguente) da dissertação, para a obtenção do grau de Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar, intitulada “Sistema HACCP na Restauração – Um Caso Português”, por Teresa Cordeiro, em 15/01/10, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).
  • Membro do painel de júri (Arguente) da dissertação, para a obtenção do grau de Mestre em Tecnologia e Segurança Alimentar, intitulada “Implementação de Sistemas HACCP na Restauração Portuguesa”, por Patrícia Marques, em 17/12/08, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).

 

Palestras

  • Caraterísticas Físico-químicas e Nutracêuticas da Maçã Camoesa ou Férrea - Azoia, Sesimbra, no âmbito da 1ª Mostra de Maçã Camoesa. 06/10/2013, Moagem de Sampaio, Sesimbra. Envento promovido pela Câmara Municipipal de Sesimbra (www.cm-sesimbra.pt).
  • Alimenta-te de Histórias Saudáveis (Comemoração do Dia Mundial Alimentação). 20/10/2012, Auditório da Casa da Cultura D. Pedro V, Mafra. Evento promovido pela Câmara Municipal de Mafra (www.cm-mafra.pt). Público-alvo: crianças e adultos.

 

Entrevistas concedidas

  • RTP – Radio Televisão Portuguesa (www.rtp.pt). Entrevista telefónica concedida sobre o tema "Propriedades Físico-químicas e Nutracêuticas da Maçã Camoesa da Azoia/Maçã Férrea em Comparação com outras Variedades Tradicionais e Exóticas Portuguesas".
  • Câmara Municipal de Sesimbra (www.cm-sesimbra.pt). Entrevista gravada (som e imagem) (no DCTB, FCT, UNL (http://www.dctb.fct.unl.pt), sobre o tema "Propriedades Físico-químicas e Nutracêuticas da Maçã Camoesa da Azoia/Maçã Férrea e o seu Potencial".

Procurar no site

By Pedro Franco © 2009 Todos os direitos reservados.