Aditivos Alimentares Autorizados (página 4/4)

 

Edulcorantes

E 952

Ácido ciclâmico e os seus sais de sódio e cálcio

Ácido ciclâmico e seus sais de sódio e cálcio; composto de síntese contendo azoto e enxofre (ácido ciclo-hexanossulfâmico) tem sabor doce cerca de 30 vezes mais intenso do que o açúcar comum (sacarose); é um edulcorante desprovido de valor calórico, designado genericamente por ciclamato.

Edulcorantes

E 953

Isomalte

Corresponde ao dissacárido isomaltose produzido durante a hidrólise do amido e que pode ser obtido quimicamente a partir da glucose; tem sabor doce com metade da intensidade do açúcar comum (sacarose), sendo usado como edulcorante de baixo valor calórico pois não é facilmente metabolizado pelo organismo humano.

Edulcorantes

E 954

Sacarina e seus sais de sódio, potássio e cálcio

Composto de síntese contendo azoto e enxofre (D-benzossulfimida) tem sabor doce de 200 a 700 vezes mais intenso do que o açúcar comum (sacarose); é um edulcorante desprovido de valor calórico.

Edulcorantes

E 955

Sucralose

É o composto de síntese 4, 1', 6'-triclorogalactosacarose, derivado clorado da sacarose; é altamente estável e solúvel; tem sabor doce de c. de 600 vezes mais intenso o açúcar; tem sabor muito semelhante à sacarose; não é metabolizada pelo organismo¸ é um edulcorante desprovido de valor calórico.

Edulcorantes

E 957

Taumatina

Proteína de massa molecular c. 20000, presente nos frutos de Thaumatococcus danielli (Marantaceae); tem sabor doce c. 2500 vezes mais intenso do que o açúcar comum (sacarose), sendo usada como edulcorante de baixo valor calórico, embora tenha o inconveniente de ser instável quando aquecida.

Edulcorantes

E 959

Neo-hesperidina di-hidrochalcona

Glicósido de natureza flavonóidica, tem sabor doce, 500 a 1 600 vezes mais intenso do que o açúcar comum (sacarose), sendo de notar que a neo-hesperidina por si só tem sabor amargo, contribuindo para o amargor de porções dos frutos dos citrinos; utiliza-se como edulcorante de baixo valor calórico.

Edulcorantes

E 962

Sal de aspartame-acessulfame

Sal produzido a partir de dois edulcorantes autorizados o aspartame (E 951) e acessulfame-K(E 950).

Edulcorantes

E 965

Maltitol e xarope de maltitol:

Açúcar-álcool formado por glucose e sorbitol, utiliza-se como edulcorante para substituir o açúcar comum em alimentos de baixo valor energético ou sem adição de açúcar.

Edulcorantes

E 965(i)

Maltitol

 

Edulcorantes

E 965(ii)

Xarope de maltitol

 

Edulcorantes

E 966

Lactitol

Açúcar-álcool formado por galactose e sorbitol, utiliza-se como edulcorante para substituir o açúcar comum em alimentos de baixo valor energético ou sem adição de açúcar.

Edulcorantes

E 967

Xilitol

É o açúcar-álcool correspondente à xilose, que se obtém como subproduto da sacarificação da madeira ou por hidrogenação da xilose; utiliza-se como edulcorante para substituir o açúcar comum, identicamente aos E 965 e E 966.

Edulcorantes

E 968

Eritritol

 

Outros

E 999

Extracto de quilaia

Extracto da casca da árvore sul-americana Quillaja saponaria (Rosaceae), cujos principais constituintes são saponinas triterpénicas de sabor amargo e propriedades detergentes; utiliza-se na preparação de bebidas
aromatizadas não alcoólicas.

Emulsionantes, estabilizadores, espessantes e gelificantes

E 1103

Invertase (EC 3.2.1.26)

Enzima hidrolítica produzido por fermentação submersa aeróbia da levedura Saccharomyces cerevisiae, que catalisa a hidrólise da sacarose em glucose e frutose; utiliza-se em confeitaria, pastelaria e massas alimentícias secas.

Outros

E 1103

Invertase (EC 3.2.1.26)

Enzima hidrolítica produzido por fermentação submersa aeróbia da levedura Saccharomyces cerevisiae, que catalisa a hidrólise da sacarose em glucose e fructose; utiliza-se em confeitaria, pastelaria e massas alimentícias secas.

Conservantes

E 1105

Lisozima

Enzima hidrolítica (EC 3.2.1.17) de grande distribuição nos seres vivos, que quebra ligações glicosídicas b-1,4 da proteoglicana da parede celular de bactérias e, portanto, tem acção protectora contra estes microrganismos; utiliza-se como conservante em queijos curados.

Outros

E 1200

Polidextrose

Polímero de estrutura variável obtido artificialmente pela condensação da glucose com sorbitol e ácido cítrico (proporção aproximada de 90:10:1), estando as unidades de glucose ligadas entre si predominantemente entre os carbonos 1 e 6; utiliza-se como agente de volume e de textura, humidificante, estabilizador e espessante.

Outros

E 1201

Polivinilpirrolidona

Formado por 200 a 7000 unidades de vinilpirrolidona, é um polímero de cor branca, solúvel na água, originando um sistema coloidal que tem sido usado como substituto do plasma sanguíneo; utiliza-se como expansor de volume e agente dispersante, nomeadamente em suplementos alimentares dietéticos na forma de pastilhas; tem a propriedade de complexar fenóis e outras substâncias, pelo que tem utilidade como agente clarificante, p. ex., na indústria da cerveja.

Outros

E 1202

Polivinilpolipirrolidona

Forma insolúvel do E 1201, tem idênticas utilizações.

Outros

E 1204

Pululana

Glucano linear neutro consistindo principalmente em unidades de maltotriose unidas por ligações -1,6 glucosídicas. Produzido por  ermentação a partir de amido hidrolisado de qualidade alimentar, com recurso a uma estirpe não produtora de toxinas de Aureobasidium pullulans. Usado como agente de brilho, agente de protecção superficial e espessante.

Outros

E 1410

Fosfato de amido monossubstituído

Amido modificado (ver E 1404).

Outros

E 1412

Fosfato de amido dissubstituído

Amido modificado (ver E 1404).

Outros

E 1413

Fosfato de amido dissubstituído fosfatado

Amido modificado (ver E 1404).

Outros

E 1414

Fosfato de amido dissubstituído acetilado

Amido modificado (ver E 1404).

Corantes

E 142

Verde S (C. I. 44 090)

Corante verde do tipo «alcatrão de carvão», obtido por processos sintéticos; pode provocar reacções alérgicas semelhantes às referidas para o E 102.

Outros

E 1420

Amido acetilado

Amido modificado (ver E 1404).

Outros

E 1422

Adipato de amido dissubstituído acetilado

Amido modificado (ver E 1404).

Outros

E 1440

Hidroxipropilamido

Amido modificado (ver E 1404).

Outros

E 1442

Fosfato de amido dissubstituído hidroxipropilado

Amido modificado (ver E 1404).

Outros

E 1450

Octenilsuccinato de amido sódico (ou Sal de sódio de octenilsuccinato de amid)

Amido modificado (ver E 1404).

Outros

E 1451

Amido oxidado acetilado

Amido modificado (ver E 1404).

Outros

E 1452

Octenilsuccinato de amido alumínico

 

Outros

E 1505

Citrato trietílico

Éster do ácido cítrico (E 330), utilizado como agente de suporte e sequestrante (complexante de metais).

Outros

E 1517

Diacetato de glicerilo (diacetina)

 

Outros

E 1518

Triacetato de glicerilo (triacetina)

É um éster do glicerol de estrutura idêntica a um óleo, usado como humidificante.

Outros

E 1519

Álcool benzílico

 

Outros

E 1520

1,2-Propanodiol (propilenoglicol)

Usado como solvente, agente de polimento e humidificador.

Outros

-

Polietilenoglicol 6000

 

 

Fontes: Directivas Comunitárias, Prof. C. Pinto Ricardo, Universidades de Oxford e Wageninge.

Páginas: 1, 2, 3 e 4.

Procurar no site

By Pedro Franco © 2009 Todos os direitos reservados.