Principais Alterações às novas versões das normas BRC e IFS

02-02-2012 13:17

Norma BRC Global Standar for Food Safety - Versão 6

A versão 6 da norma BRC - Food Safety, em vigor desde Janeiro de 2002, foi extensivamente revista com a ajuda de representantes seniores dos principais retalhistas e empresas de food service.

A norma BRC foi inicialmente criada em 1998 e tem atualmente cerca de 14.000 empresas certificadas em mais de 100 países. A versão 6 coloca maior enfase nas boas práticas de produção, incluindo alterações na relação entre o número de requisitos e a sua profundidade, a favor da implementação de sistemas de boas práticas de produção e de melhores práticas para auditar a própria norma.

As principais alterações desta nova versão incluem:

  • Alargamento das secções referentes ao controlo de corpos estranhos, higiene pessoal e das instalações, e alergénios;
  • Introdução de um novo esquema de auditoria;
  • A redução do número de requisitos.

 

Norma IFS Food Standard - Versão 6

A norma IFS Food, um referencial reconhecido no âmbito da qualidade e segurança alimentar de processos e produtos produzidos pelo sector alimentar, lançou a versão 6.

O referencial IFS Food, tem conquistado terreno face a normas concorrentes e tem sido impulsionada pela crescente importância para a indústria alimentar, sobretudo para empresas que produzem produtos para o retalho, cuja exigência no cumprimento de requisitos relacionados com especificações características é elevado. Esta norma apoia a produção e os esforços de marketing para a qualidad e segurança de marcas próprias, ou marcas brancas.

A versão 6 foi desenvolvida com grande envolvimento de organismos de certificação, retalhistas e empresas do sector alimentar (indústrias e food service) de todo o mundo.

As principais alterações da versão 6, incluem:

  • Uma revisão do sistema de pontuação, para melhor identificar as empresas que implementam as melhores práticas;
  • Regras mais claras para a determinação da duração das auditorias, baseado numa ferramenta de cálculo;
  • A revisão do Programa de Integridade IFS, ferramente criada em 2010 e que monitoriza o desempenho dos organismos de certificação e dos auditores, que serão descritos num novo protocolo de auditoria;
  • A introdução de mais requisitos relacionados com a qualidade (e.g. análises nutricionais, mais requisitos no que respeita ao controlo do peso, à relação qualidade/quantidade e acerca da informação disponibilizada na rotulagem, etc.);
  • A obrigatoriedade do cumprimento do capítulo 6 (Defesa Alimentar), que foi também ele remodelado;
  • Mais requisitos baseados na avaliação do risco e na legislação dos países de destino.

Publicada no início de 2012, a versão 6 do referencial IFS Food, será de implementação obrigatória a partir de Junho de 2012.

Voltar

Procurar no site

By Pedro Franco © 2009 Todos os direitos reservados.